Receitas rápidas e práticas para um dia-a-dia verdadeiramente saudável

Dica: Atenção à misturas das frutas

Dica: Atenção à misturas das frutas

Vejo constantemente fotografias maravilhosas de super bowls, sumos e smoothies lindos em que só apetece devorá-los. Mas… Por mais que a maioria das frutas tenham grandes qualidade nutricionais, nem todas combinam entre si.

Se a ideia é recebermos energia dos alimentos e usá-la ao longo do dia, porque é que a vamos gastar para digerir o que ingerimos? É suposto no final de cada refeição sentirmo-nos leves e cheios de energia e não pesados ou enfartados (e não é pela quantidade).

Vou deixar algumas dicas de como devem ser conjugados os alimentos mas sem esquecer os principais requisitos de como combinar frutas de maneira a que sejam de optimizar o processo digestivo:

Frutas doces com frutas doces

Frutas doces com neutras

Frutas ácidas com frutas ácidas

Frutas ácidas com neutras

Frutas Hídricas: Sozinhas

Se bem que o ideal mesmo é não juntar frutas (a não ser com as neutras). Sem fundamentalismos, claro!

Junte frutas e legumes, frutas e ervas, frutas e sementes 🙂

Nota:  No caso das bowls, se usar fruta como topping, use a(s) mesma(s) que usou na mistura da base.
Aqui explore a conjugação com superlalimentos, toppings de sementes, frutos secos, manteigas vegetais…

Aqui ficam umas dicas e exemplos:

Frutas Doces – Banana, papaia, manga, figo, uvas, combinam-se entre si mas preferencialmente com um legume, raiz, erva, semente ou superalimento.
Ex: Banana + Beterraba |  Papaia + Manjericão |  Manga + Cenoura + Hortelã

Frutas Ácidas– Abacaxi, laranja, morango, maracujá, frutos vermelhos, combinam-se entre si mas preferencialmente com um legume, raiz, erva ou semente.
Ex: Abacaxi + Salsa |  Morango + Beterraba |  Laranja + Cenoura + Sementes Papoila | Pêssego + Cenoura + Limão

Frutas Neutras – Maçã, Abacate e limão. O Limão apesar de ser considerado ácido, quando combinado com outras frutas ou sozinho no estômago, torna-se alcalino, portanto, neutro. Combina com qualquer alimento.

Frutas “Hídricas/solitárias” – Melão, Meloa e Melancia – Devem ser consumidas sozinhas, com limão ou ervas frescas e digestivas como a hortelã, o manjericão ou a salsa.

Sementes – Combinam com todos os alimentos! Com o processo da germinação as sementes tornam-se neutras. De preferência junte-as às frutas, porque como são ricas em enzimas, facilitam o processo digestivo.
Ex: Sumo de laranja com sementes de papoila |  Sumo de maçã com sementes de chia

Vegetais – Os legumes, raízes e ervas combinam-se bem entre si. As frutas que melhor ligam com os vegetais são: Abacate, Banana, Maçã e Limão
Ex: Maçã + espinafres | Limão + hortelã | Abacate + aipo + limão + hortelã | Banana + Aipo + Gengibre


Related Posts

Dicas: Os essenciais cá em casa

Dicas: Os essenciais cá em casa

Uma das coisas mais importantes para uma alimentação realmente saudável é ter uma despensa com alimentos verdadeiros, que trazem o melhor de si ao nosso dia-a-dia e à nossa saúde. Partilho os produtos que não podem faltar na minha cozinha, alguns benefícios, (que mais tarde […]

Húmmus

Húmmus

Cá em casa tenho sempre grão de bico. Compro a granel, deixo a demolhar em alga kombu, cozo e congelo em saquinhos pequenos. Assim, quando chega a hora de fazer hummus tudo se torna mais fácil e não me obriga a recorrer ao grão de […]



3 thoughts on “Dica: Atenção à misturas das frutas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *