Receitas rápidas e práticas para um dia-a-dia verdadeiramente saudável

Quinoto de Curcuma, Bacalhau e cebola roxa caramelizada

Quinoto de Curcuma, Bacalhau e cebola roxa caramelizada

Confesso que este é um quinoto meio “aldrabado”. Visto que não há muito tempo para preparar o almoço ou o jantar e o que se quer é fazer coisas boas, saudáveis mas rápidas (sff!), a quinoa não vai virar quinoto pelo método tradicional, a não ser nos últimos minutos de cozedura mas este último passo já lhe dá aquele toque de quinoto e não apenas de quinoa cozida.

Tinha umas lascas de bacalhau que não sabia muito bem o que fazer com elas.
Valeu a pena. Porque tudo misturado, o quinoto, o bacalhau, a cebola e os coentros é uma mistura de sabores incrível.
E acabou por ser um prato rápido, com o que tinha à mão e sempre funcional, por causa da curcuma/açafrão e os coentros que têm o poder de eliminar os metais pesados do peixe.

O peixe, como todos sabemos, é um alimento de alto valor nutritivo e biológico, tem uma boa quantidade de vitamina A e D, ácidos-gordos como ómega 3 e além disso é de fácil digestão. No entanto, dada a elevada concentração de metais na água, sedimentos e organismos a vulnerabilidade da saúde humana aumenta. Mercúrio, alumínio, arsénio, chumbo são os principais metais pesados encontrados frequentemente no peixe e marisco que consumimos.
Regra geral, os metais pesados não provocam sintomas quando entram pela primeira vez em contacto com o organismo, no entanto, têm a capacidade de ir se acumulando dentro das células do organismo, provocando problemas como alterações renais, como a insuficiência renal, lesões cerebrais e existe a suspeita de que também possa aumentar o risco de cancro.

Claro que o ideal é consumirmos peixe de mar alto mas sabemos que para a maioria de pessoas isso não é viável, dado o preço ser muito mais elevado.
A  boa notícia é que, com pequenos “truques da natureza” podemos reduzir bastante os metais do peixe e marisco. E esses truques são os coentros (acção desintoxicante) e a clorella (ajuda a eliminar substâncias tóxicas). Não há um consumo certo para ajudar na redução mas é importante que sempre que consumimos peixe ou marisco os acompanhemos com coentros. Seja no prato em si ou numa salada. Para os que não gostam desta aromática, um shot de Clorella no dia em que consomem estes alimentos mais tóxicos.

Fica a dica 🙂

INGREDIENTES:
(sempre que possível biológicos)

1/2 chávena de quinoa branca
1/4 de cebola branca (bem picada)
1/2 cebola roxa (rodelas finas)
2 dentes de alho
1cm de gengibre
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de Açafrão ou se tiver fresco pode usar 1cm de curcuma raspada
1 colher de chá de pimenta preta
1 colher chá de mel
300g de Lascas de Bacalhau (para 2 pessoas)
Sal qb.
Coentros qb.

PREPARAÇÃO:

1. Lave bem a quinoa.
2. Coza-a por 10 minutos no dobro da água e um dente de alho esmagado.
3. Numa frigideira, faça um refogado com a cebola branca, o alho e o gengibre com um fundindo de água (sem qualquer gordura).
4. Quando a cebola estiver translúcida, deite uma colher de azeite. Desta maneira estamos a poupar que o azeite seja submetido a altas temperaturas e temos igualmente sabor no refogado!
5. Deite a quinoa, com a água, na frigideira, deite o açafrão e a pimenta e envolva bem e deixe em lume brando até que a quinoa absorva a água e o “sumo” do refogado e acabe por cozer a 100%. Atenção não deixe secar totalmente.
5. Numa outra frigideira, mais pequena, deite a cebola roxa cortada rodelas finas e leve ao lume sem gordura, mais uma vez.
7. Quando esta começar a ficar mole, deite então uma colher de azeite e deixe refogar mais um bocado e de seguida deite o mel e deixe caramelizar. Tempere com sal se achar necessário.
8. Numa panela com água a ferver, leve as lascas a escaldar durante 1 minuto (ou menos!). Mal o bacalhau mude de cor e comece a ganhar uma cor mais esbranquiçada, está pronto!
9. Sirva da maneira que quiser 🙂 Eu fiz por “camadas” como está na fotografia mas tudo misturado fica muitoooooo bom!!
10. Regue com uma colher de azeite e sirva com coentros.

Acções dos alimentos:

◊ Quinoa – Fonte de cálcio e fibras.
◊ Açafrão – Poder anti-inflamatório (quando usado com pimenta o poder é mais forte).
◊ Bacalhau – Protege o sistema cardiovascular.
◊ Cebola roxa – Anti-inflamatório e anti-bacteriano.
◊ Coentros – Elimina toxinas.


Related Posts

Dicas: Os essenciais cá em casa

Dicas: Os essenciais cá em casa

Uma das coisas mais importantes para uma alimentação realmente saudável é ter uma despensa com alimentos verdadeiros, que trazem o melhor de si ao nosso dia-a-dia e à nossa saúde. Partilho os produtos que não podem faltar na minha cozinha, alguns benefícios, (que mais tarde […]

Dica: Atenção à misturas das frutas

Dica: Atenção à misturas das frutas

Vejo constantemente fotografias maravilhosas de super bowls, sumos e smoothies lindos em que só apetece devorá-los. Mas… Por mais que a maioria das frutas tenham grandes qualidade nutricionais, nem todas combinam entre si. Se a ideia é recebermos energia dos alimentos e usá-la ao longo […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *